VOCE SABE O QUE É A ECONOMIA SOLIDÁRIA?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

“Minha Casa, Minha Vida” é usado para levar população ao OP


"Não deixem o OP Morrer!!!! Suplica o Prefeito depois de trabalhar quase cinco anos para desconstruí-lo.

Desde que iniciou o processo de cadastramento dos interessados em conseguir moradia através do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, vem se constatando o aumento na presença dos interessados nas assembleias do Orçamento Participativo (OP). O fato ficou evidenciado nas regiões Norte, Eixo-Baltazar, Partenon, Nordeste e Leste. Em algumas o público cresceu mais de 70%.

Na ficha de inscrição, elaborada pelo DEMHAB (Departamento Municipal de Habitação), consta que “Esta inscrição será submetida ao Fórum dos delegados do OP”. Isso tem gerado confusão, levando as pessoas para as assembleias sem demias esclarecimentos. Muitas sequer sabem como votar ou participar da reunião.

Com isso, as inscrições do Programa do Governo Federal estão salvando as assembleias do OP, que até então vinham tendo uma queda na participação da população. Na assembleia do Centro, inclusive, o prefeito fez um desabafo. “O que preocupa o prefeito é se vai ter gente no OP, ou se vai ser esvaziado... Pelo amor de Deus, não deixem o OP morrer...”, afirmou José Fogaça.

Na região Leste o aumento da participação foi de 90%. Os participantes, no entanto, queriam discutir sobre o programa de habitação. “Quando é que vão falar das casas? Nós viemos aqui porque nos disseram que seria uma reunião sobre as casas!”, questionavam os participantes.

Diante disso, o processo que agoniza, ganha fôlego na mídia, que noticia o aumento da participação popular nas assembleias do OP.

Por ser historicamente a demanda prioritária da cidade, o tema da habitação faz os participantes do OP lembrarem das muitas demandas atrasadas, e não executadas. A vinda do programa federal acende uma esperança para a realização de tudo que há de demandas represadas. No entanto, até o momento, não está claro para a população quais serão os critérios que serão utilizados para contemplar os interessados.

Fonte: ONG Cidade

Nenhum comentário: