VOCE SABE O QUE É A ECONOMIA SOLIDÁRIA?

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O DESAFIO DA COOPERAÇÃO E DA SOLIDARIEDADE




O desafio da COOPERAÇÃO e da Solidariedade. Obs 1 Charge(Os presentes que faltam) Obs 2 clique sobre a foto e a veja em tamanho natural

Quem opta pelo cooperativismo como projeto de vida inicia um novo periodo de vida. Os valores, os principios eticos, indicam outra forma de perceber o trabalho, a economia social, o altruismo a busca de uma nova ontologia (o vir-a-ser)). Esse trabalho livremente associado apresenta muitas incompreensões e leituras equivocadas. Afinal vivemos em um mundo que cotidiamente a cada segundo ressalta o individual, destrói o coletivo, valoriza o individuo singular e não o ator coletivo. Desafiar esse modelo exige muita tenacidade, capacidade de dialogo, de ouvir, de capacitar os atores-candidatos a entrar nessa concepção para imergir, ou para surfar.

Penso em um blog como mais um espaço onde os cooperados e cooperadas, postam notícias de interesse sobre cooperativismo, solidadariedade, compromisso social e os valores mais nobres que a humanidade foi capaz de gestar como compartilhar o mundo e não desfruta-lo egoisticamente. O convite esta feito. A pedra esta lançado. O desafio e enorme e nossa capacidade ainda pequena como nos ensinava o grande Antônio Gramsci.

Nenhum comentário: