VOCE SABE O QUE É A ECONOMIA SOLIDÁRIA?

quinta-feira, 19 de março de 2009

ENVOLVERDE

ONG lança publicação sobre consumo sustentável

Coleção tem seis volumes e foca a educação ambiental na rotina escolar.

A “Coleção Consumo Sustentável e Ação” será lançada nesta quarta-feira, 18, a partir das 20h, na Choperia Sesc Pompéia (SP). A publicação objetiva promover a cultura da sustentabilidade por meio da difusão dos conceitos dos 5Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar e tem como público alvo o professor e o estudante do Ensino Fundamental I e II.

Os textos possuem linguagem simples, são objetivos e as narrativas estão recheadas de criatividade e de bom humor. Na organização, o Instituto 5 Elementos com colaboração da Imprensa Oficial e apoio do Instituto HSBC Solidariedade. A obra poderá ser baixada gratuitamente em formato PDF no site do Instituto 5 Elementos (http://www.5elementos.org.br) e no site da Imprensa Oficial. Informações sobre a programação de lançamento no telefone (11) 3871-7700 ou email@pompeia.sescsp.org.br.

Segundo Mônica Borba, do Instituto 5 Elementos, a publicação traz seis volumes e é uma ferramenta pedagógica para a inclusão da educação ambiental na rotina escolar, espaços educativos e comunidade. O volume Consumo Sustentável, por exemplo, é destinado ao professor e desenvolve temas referentes a consumo, mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos e atitudes sustentáveis.

Na página 50, há o Manual de Atividades com propostas de metodologias que possibilitam um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento para que o educador possa aprofundar os conteúdos da coleção, utilizando os demais volumes. Os cinco exemplares (Orgânico, Metal, Vidro, Papel e Plástico) são para os estudantes têm como cenário a Feira de Ciências cujo tema é Sustentabilidade.

Em cada livro há histórias diferenciadas com personagens (professoras, alunos e convidados) discutindo temas e aprendendo com a comunidade na Escola da Vida. Cada grupo de alunos apresenta na Feira de Ciências seu tema utilizando diferentes formas, como por exemplo: construção de minhocário, degustação de alimentos saudáveis, exposição de sucatas de metal, peça de teatro sobre o vidro, oficina de papel reciclado, shows com instrumentos musicais de sucatas e vídeo documentário sobre o plástico.

Nos seis volumes há quadro contendo uma breve explicação do volume e dicas de como usar a Coleção Consumo Sustentável e Ação. Ao final de cada exemplar há indicações de bibliografia, sites, livros, vídeos, filmes e endereços. Para Patricia Otero, pedagoga e também coordenadora da coleção, os problemas ambientas já estão revelados há um bom tempo. “Chegou a hora de agir por isso o tema consumo sustentável conectado a urgência da ação prioritariamente na educação formal. O leitor perceberá, por exemplo, a conexão entre a mudança do clima e o que podemos fazer no nosso dia a dia, para combater o aquecimento global. A coleção é um convite à sociedade brasileira para repensar o atual modelo de produção, reduzir o impacto no meio ambiente, reutilizar embalagens antes do descarte e, por fim, facilitar reciclagem de materiais participando de programas de coleta seletiva das cooperativas.”

Criado em 1993, o Instituto 5 Elementos tem a missão de aprofundar a relação das pessoas com o meio ambiente promovendo uma Educação Socioambiental emancipatória e transformadora. O instituto atua e desenvolve programas de sensibilização e capacitação de professores; programa de capacitação e sensibilização em Educação Ambiental não-formal e informal; programa de capacitação e sensibilização em Educação Ambiental para empresas; e produz material didático.

Os projetos do instituto abrangem seis linhas de atuação: Políticas Públicas, Capacitações, Comunicação, Cultura de Redes, Produção de Materiais Educativos e quatro eixos temáticos: Consumo Sustentável, Recursos Hídricos, Parques Urbanos e Agricultura Urbana. O instituto recebeu vários prêmios, dentre eles o Prêmio Itaú-Unicef Educação e Participação, na categoria de Elaboração de Materiais de Apoio à Educação, promovido pelo Banco Itaú e Unicef e realizado pelo CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.


(Envolverde/Pauta Social)

Nenhum comentário: