VOCE SABE O QUE É A ECONOMIA SOLIDÁRIA?

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial BELÉM 2009


Boletim FSM – 27 de janeiro de 20091) Bem-vindo a BelémBelém, a capital do estado do Pará, é privilegiada por sua posição estratégica no extremo Norte do Brasil e, por isso, considerada a principal porta de entrada da região Norte do país e da própria Amazônia. É a maior metrópole da Amazônia brasileira, com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.Veja o Guia de Belém para o FSM 2009: http://www.fsm2009amazonia.org.br/Members/kelem/guide-to-belemMapas de Belém: http://www.belem.pa.gov.br/new/index.php?option=com_content&view=article&id=5660&Itemid=641 2) Informe-se!O Fórum Social Mundial é um espaço de comunicaçao e intercâmbio. Milhares de jornalistas de toda as partes do mundo farão a cobertura do Fórum Social Mundial, publicando videos, fotos e notícias sobre um outro mundo possível.Na FACOM (Faculdade de Comunicação da UFPA) existem cinco projetos de comunicação compartilhada: Fórum de Rádios, Fórum de TVs e Vídeo, Laboratório de Conhecimentos Livres, Ciranda e Belém Expandida. Todos os jornalistas e profissionais de mídia livre estão convidados a participar.Além disso, uma sala de comunicação e imprensa vai hospedar e fornecer infra-estrutura o trabalho de mídia. Este espaço está alocado no ginásio da UFPA.Alguns projetos de mídia que farão a cobertura especial do Fórum Social Mundial:
- Adital notícias – http://www.adital.com.br/site/tema.asp?lang=PT&cod=67- Ciranda - http://www.ciranda.net/- Flame D'Afrique – http://flamme.panos-ao.org/ - Notícias em francês.- Foro de Radios – http://www.foroderadios.org/ – notícias via rádio- FSM info blog – http://openfsm.net/projects/fsm2009-info/ - clipagem de blogs e outras fontes digitais de informação- IPS terraviva – http://ipsterraviva.net/tv/wsfbrazil2009/ - notícias, fotos e vídeos em inglês, espanhol e português.- Networked Journalists – http://belem.bearstech.com/ - notícias, fotos e informações curtas.- Portal Cultura – http://www.portalcultura.com.br/- WSF TV – http://www.wsftv.net/ – site de vídeo para o Fórum Social Mundial
----------------------------

Chico Mendes é homenageado no Fórum Social Mundial

O líder ambientalista e sindical Chico Mendes, assassinado há 20 anos no Acre, foi homenageado ontem durante o Fórum Social Mundial, em Belém. Organizado pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, o evento terminou com o plantio de cinco mudas de seringueiras no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A senadora Marina Silva (PT-AC) fez um discurso emocionado, no qual lembrou o seringueiro e criticou a falta de investimentos mundiais para preservação do meio ambiente.

"Por que apareceu dinheiro para resolver a crise da economia e não há recursos para resolver a crise ambiental global, que é muito pior que a financeira?", questionou a ex-ministra do Meio Ambiente. Além de Chico Mendes, a senadora lembrou de outros "mártires da Amazônia", entre eles a missionária Doroty Stang, assassinada em 2005, no interior do Pará.

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, se referiu ao ambientalista acreano como "a figura mais emblemática" da defesa da Amazônia.

"O Acre era um lugar em que o crime organizado, a corrupção tomou conta do estado. As agressões ao meio ambiente eram também agressões aos direitos humanos e à democracia. E o Chico Mendes conseguiu reverter isso. Transformou-se em um modelo para o restante do mundo", disse Miranda.

Um ativista indiano, que plantou uma das mudas, comparou a luta de Chico Mendes à perseguição de ambientalistas na Índia, onde, segundo ele, cinco pessoas foram mortas por protestarem contra a destruição de rios.

Lula, Evo,Chavez,Correa e Lugo participam

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje, em Belém, do Fórum Social Mundial, ao lado de outros quatro presidentes sul-americanos: Evo Morales (Bolívia), Hugo Chavez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai).

Os presidentes vão se encontrar em um evento organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e Instituto Paulo Freire (IPS). A expectativa dos organizadores é de que oito mil pessoas participem do evento.

Amanhã o presidente Lula reúne-se com o Comitê Internacional do Fórum. O Comitê é integrado por 165 organizações da sociedade civil. Doze ministros brasileiros, além de secretários e técnicos de suas respectivas pastas, participarão de diversas mesas temáticas a convite dos movimentos sociais. O governo federal, em parceria com o governo do Pará, terá um espaço físico para apresentar as ações políticas públicas relacionadas aos principais temas discutidos no evento. Levantamento dos organizadores aponta um público estimado em cem mil pessoas.

Fórum Parlamentar - Ontem diversos parlamentares da bancada do PT na Câmara participaram da abertura do VI Fórum Parlamentar Mundial, que acontece paralelamente ao Fórum Social Mundial.

Direito à alimentação em debate no FSM

O Fórum Social Mundial será o palco de uma importante reflexão sobre os avanços e desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada (DHAA) no Brasil. A discussão acontecerá no seminário "Exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada: Experiências e Desafios", que faz parte da programação oficial do Fórum. O deputado Nazareno Fonteles (PT -PI) será um dos debatedores.

O seminário é promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional (FBSAN), Comissão Especial de Monitoramento de Violações ao Direito Humano à Alimentação Adequada e Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional (FPSAN).

Com o evento, os organizadores pretendem dar visibilidade às experiências de exigibilidade que articulam diferentes lutas relacionadas à garantia deste direito, como o acesso a terra e ao território, à água e às políticas públicas. Serão apresentadas iniciativas desenvolvidas pelos Três Poderes do Estado e pela sociedade civil. A expectativa é fortalecer a compreensão de que a exigência de direitos deve combinar essas duas vias: o uso de instrumentos do próprio Estado (leis, órgãos de defesas de direitos, etc) e a mobilização e ação direta, e legítima, de exigir direitos da sociedade civil FONTE: www.informes.org.br


Nenhum comentário: