VOCE SABE O QUE É A ECONOMIA SOLIDÁRIA?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Intercooperação permite recuperação de cooperativa

SISTEMA OCERGS-SESCOOP/RS
Notícias Online - www.ocergs.com.br



A Cooplantio, de Eldorado do Sul, e a Coopsil, de Faxinal do Soturno, assinaram um termo de intercooperação destinado a superar a crise financeira da Coopsil e atender as necessidades de seus associados. O convênio foi assinado na terça-feira (16/12), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Porto Alegre, durante um almoço de confraternização e encerramento de ano.

Ficou acertado que a Cooplantio disponibilizará à parceira recursos técnicos e econômicos como fornecimento de insumos, financiamentos e transferência de tecnologia de gestão e recursos humanos. Por outro lado, a Coopsil se compromete a estimular regionalmente as ações conjuntas entre as partes que integram o Termo, além de prover à Cooplantio as condições necessárias para a implementação do projeto de intercooperação. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, declarou que a intercooperação deve ser estimulada em outras regiões do Estado, pois “estamos vivendo um momento importante para o agronegócio e a união pode superar dificuldades”. O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro), Rui Polidoro Pinto, garantiu que “o cooperativismo colherá, dentro de pouco tempo, os frutos desta integração”.

ESCOOP
Perius também anunciou o encaminhamento do processo de credenciamento da Escola Superior de Cooperativismo (Escoop) junto ao Ministério da Educação (MEC): “O Sescoop/RS terá, com muito orgulho, a primeira Faculdade de Cooperativismo do Brasil” – disse o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Do almoço participaram membros dos Conselhos da Ocergs e do Sescoop/RS, presidentes de cooperativas, membros do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) e da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop/RS) e dois secretários do governo estadual. Além disso, o almoço teve show dos músicos vencedores da categoria Música mais Popular na Edição 2008 do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, “A Idéia de quem coopera”, interpretada por Leonardo Paim e Jorge de Freitas.

Também foi feita uma homenagem aos ex-juízes do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (Tarf), Antônio Carlos Panitz e Enio Meinem, que foram indicados pelo sistema cooperativista.

CECOOP
Após o almoço, o Cecoop realizou uma reunião no auditório da sede do Sistema Ocergs-sescoop/RS. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Fagundes Machado, ministrou uma palestra sobre o Programa Estruturante Terra Grande do Sul, que possui os projetos “Modernização da defesa agropecuária” e “Certificação e rastreabilidade de produtos agropecuários”. A reunião contou ainda com palestra do superintendente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), José Zordan, que falou sobre a história e o desenvolvimento das cooperativas de eletrificação rural no Rio Grande do Sul.

A representante da Secretaria Estadual da Habitação, Vera Pastro, também se pronunciou, fazendo um relato sobre a lista de prédios apontados pela Ocergs para melhor viabilização do cooperativismo Habitacional. Disse que a lista está sendo examinada por áreas jurídica e administrativa.


Publicada em 17/12/2008 às 17:46:16 por Luana Pagliarini Trevisol

Nenhum comentário: